Evidências científicas atestam que a construção de uma personalidade resiliente requer relacionamentos e não um individualismo inflexível. A capacidade de se adaptar e prosperar apesar das adversidades se desenvolve sobretudo através da interação e das relações de apoio, além é claro dos sistemas biológicos e genética. Apesar da crença generalizada, porém errônea, de que as pessoas precisam apenas de uma força heróica de caráter, um posicionamento forte e inflexível, a ciência nos diz que é a presença confiável de pelo menos um relacionamento de apoio e várias oportunidades para desenvolvermos habilidades eficazes de enfrentamento, os elementos essenciais para fortalecer a capacidade de ser bem sucedido diante de adversidades significativas. Com o suporte adequado e boas companhias, o cérebro tende a se desenvolver com saúde e bem preparado.
______
#desenvolvimentocerebral#neurociência#neurociencia#cérebro#cerebro#sistemanervoso#resiliencia#resiliência#psicologia#neuropsicologia#mente#neuropsiquiatria#psiquiatria#psique#comportamento#inteligênciaemocional#inteligenciaemocional#MeuCérebro
______
Referências: [1] Center on the Developing Child at Harvard University (2016). 8 Things to Remember about Child Development. Retrieved from www.developingchild.harvard.edu. [2] Kong, F., Ma, X., You, X., & Xiang, Y. (2018). The resilient brain: psychological resilience mediates the effect of amplitude of low-frequency fluctuations in orbitofrontal cortex on subjective well-being in young healthy adults. Social Cognitive and Affective Neuroscience. doi:10.1093/scan/nsy045 (imagem adaptada de wowomnom/Shutterstock)
Psicologia, Resiliência e Pediatria

Tempo de Leitura: 2 minutos