A leitura é uma habilidade essencial que envolve a tradução de símbolos visuais, como as letras, em sons. Nosso cérebro tem a capacidade de transformar esses sons em palavras com significados, o que permite a compreensão da linguagem escrita. Em condições normais, as áreas cerebrais responsáveis pelas competências linguísticas funcionam de maneira sincronizada e previsível.
Entretanto, no caso de indivíduos com dislexia, essas áreas não se conectam da mesma forma. Isso afeta diretamente o processo de leitura, exigindo que o cérebro use diferentes partes para compensar essa desconexão. Crianças com dificuldades de leitura, por exemplo, acabam ativando outras regiões do cérebro para tentar superar esse obstáculo, desenvolvendo formas alternativas de processar o que leem.
Compreender como o cérebro funciona durante a leitura e como ele responde aos desafios da dislexia é fundamental para oferecer o suporte adequado a quem enfrenta essas dificuldades. Estratégias educacionais específicas podem ser desenvolvidas para ajudar esses alunos a melhorarem suas habilidades de leitura, promovendo o aprendizado de forma mais eficiente.
“para ser capaz de LER, nosso CÉREBRO tem de traduzir os símbolos que vemos na página em sons. Em seguida, os sons têm que ser combinados em palavras significativas. Normalmente, as áreas do nosso cérebro responsáveis pela competências linguísticas trabalhar de uma forma previsível, mas no indivíduo disléxico, essas áreas não funcionam juntos, no mesmo caminho. Crianças com problemas de leitura acabam usando diferentes áreas do cérebro para compensar. (NeuroNet)”